TG l Technical Goup
1ª OBRA NO BRASIL: Fachada de Vidro com Tenso Estrutura de 16Mts de Altura!
13 de outubro de 2016
TG l Technical Goup
Como limpar Vidros
27 de outubro de 2016
TG l Technical Goup

De forma atípica em uma paisagem urbana, a Casa Bacopari, projetada pelo escritório Una Arquitetos, preserva ilhas de vegetação em meio à estrutura de concreto e aço. Foram seis árvores pau-ferro adultas – de aproximadamente oito metros de altura, ladeadas de verde – transplantadas ainda durante a obra.

A arquiteta Cristiane Muniz explica que inventar uma paisagem partiu da necessidade do próprio terreno plano, comprido e desprovido de vegetação. “Não havia árvore nem vista. O terreno era completamente fechado em si mesmo, além de ser mais extenso que o padrão. Então decidimos criar uma continuidade da paisagem do bairro”, expõe. O terreno era completamente fechado em si mesmo. Então decidimos criar uma continuidade da paisagem do bairroCristiane MunizAs árvores foram plantadas em meio às primeiras paredes, às grandes empenas de concreto – ainda quando a estrutura metálica começava a ser erguida. Após um ano, com o término da obra, a vegetação já estava recuperada, grande, viçosa e integrada a um grande jardim que permeia a casa, constrói uma paisagem própria e, o mais importante: é parte da construção.

 

“Conseguimos diluir os ambientes internos em áreas externas, plantando a ideia de que a casa está permeada por esses jardins”, resume Fernando Viégas.

 

 

OS VIDROS DA CASA

Dentre as características marcantes, os cheios e vazios se revezam em todo o partido, comandados pela funcionalidade. Pátios são intercalados às áreas fechadas. A circulação se dobra junto à fachada frontal, em vidros C.Glass® translúcido, dando acesso a dois dormitórios.

O sistema C.Glass® é composto de placas de vidro que também são conhecidas como Profilit, C.Glass®, U.Glass, entre outros. O formato de “C” dos vidros C.Glass® permite que sejam unidas diversas peças para criação de paredes.  Além do vidro, uma estrutura de fixação também compõe o sistema, ela é formada por leves perfis de alumínio e PVC que perfazem o requadro das peças, especialmente desenvolvidos pela TG | TECHNICAL GROUP.  Ou seja, somente com o vidro não é possível fazer a instalação, mas com o simplificado sistema C.Glass®, que já inclui os vidros e a estrutura tudo fica mais fácil e rápido.

O sistema mantém a privacidade e a iluminação do ambiente. Isto é possível, uma vez que sua composição translúcida semelhante ao vidro impresso permite a passagem da claridade natural entre ambientes, enquanto suaviza a intensidade dos raios solares. Oferecendo assim, além de claridade natural, um conforto térmico e excelente acústica.

Resultando em baixo consumo de energia elétrica provenientes de iluminação artificial e aparelhos de ar condicionado. Por essa razão, empresas, escolas e até mesmo hospitais escolhem utilizar o produto.

 

Clique aqui para saber mais sobre o sistema C.Glass®

 

No final, espaços abertos, fechados e varandas associados a planos de vidro claro e escuro, e espelhos d’água, promovem infinitos reflexos e transparências, diluindo os limites e unindo os ambientes. No pavimento térreo, a transparência se estabelece desde o acesso principal – feito através de uma praça que serve também de estacionamento – até um jardim com espelho d’água, que delimita o final do terreno.

 

“A ideia foi estabelecer um térreo livre, para que as áreas de convívio fossem uma continuidade da rua”, explica Cristiane. Ao chegar, enxerga-se os quase 50 metros do terreno, com fácil acesso a todos os espaços térreos: a sala de jantar com varanda, o estar com pé-direito duplo, a cozinha que se abre, os pátios intercalados, a piscina e, no último bloco, o salão de jogos. Os quartos são localizados no pavimento superior, resguardados da movimentação própria da área social, mas têm face nordeste, tirando partido da melhor insolação. O apartamento dos hóspedes, construído no fundo da casa, tem acesso independente, pois recebe familiares e amigos vindos do exterior. Neste andar, em uma galeria com área de circulação de 25 metros, instala-se de forma privilegiada a biblioteca aberta para o pé-direito duplo da sala, que proporciona a vista de todos os ambientes do térreo, inclusive do espelho d’água no jardim. “A arquitetura com pavimentos integrados permite que, mesmo trabalhando na biblioteca, eles convivam o tempo todo com a casa”, reflete Cristiane.

 

A CIDADE DENTRO DA CASA

Tudo começa com a construção de duas paredes de concreto nas divisas laterais, com 10 metros deVocê está dentro ou fora da casa? Ao espelhar a vegetação das imediações e até o céu, é como se trouxéssemos a cidade para dentro desse loteFernando Viégasdistância, que definem os apoios dos planos suspensos. Sem apoios intermediários, o vão entre eles foi vencido por vigas de aço, que sustentam as lajes superiores de concreto pré-fabricado. Todo o chão foi liberado, permitindo intercalar áreas de jardins, áreas com água e a casa propriamente dita, cujos ambientes puderam ser diluídos. O vidro usado agrega mais uma função, além da transparência: a da reflexão. “Ele cria uma situação de dubiedade ao refletir os jardins internos e, através dos painéis de fechamento escuros instalados por dentro da casa, refletir também a paisagem externa”, reflete Fernando. Outros elementos como o espelho d’água e a piscina atuam como refletores, criando uma situação interessante e confusa ao mesmo tempo: “Você está dentro ou fora da casa? Ao espelhar a vegetação das imediações e até o céu, é como se trouxéssemos a cidade para dentro desse lote”, finaliza.

 

 

CONSTRUÇÃO SECA

A construção é uma montagem cujas lajes superiores se apoiam em vigas metálicas entre empenas. As instalações localizadas em prumadas verticais são acessíveis junto a cada plano de concreto. Os painéis não precisam de sombreamento; os forros são placas de compensado naval; a caixilharia é de alumínio; e os fechamentos, feitos em chapas de ferro. “Trata-se de uma montagem seca. Por se tratar de um sistema construtivo atípico a construções residenciais, durante a obra alguns vizinhos questionaram de que construção se tratava. Muitos pensavam ser um ginásio esportivo”, revela Fernando.

 

Local: SPBrasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 72.400 m²
Área construída: 50.400 m²

Texto: Tais Mello
Adaptado TG
Via: Galeria da Arquitetura

 

Para mais informações: contato@tggroup.com.br

Equipe TG

 


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/storage/1/16/ca/mnova/public_html/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 281
tg_admin