Negócios – Folha de São Paulo
EDSON VALENTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Tradicionais em seus ramos de atuação, a livraria Siciliano e a Pilkington Brasil, dona da marca de vidros temperados Blindex, resolveram expandir por meio do franchising. A livraria Siciliano realizou em 2002 pesquisa que identificou oportunidades de negócio em 135 municípios brasileiros, sobretudo em cidades do interior. “Não temos fôlego para entrar nesses mercados só com unidades próprias”, explica Olavo Rodrigues, 41, diretor-presidente da marca. Os interessados em abrir uma franquia da rede devem se preparar para desembolsar entre R$ 200 mil e R$ 400 mil, dependendo do tamanho do ponto, que tem formato-padrão entre 100 m2 e 250 m2.
O franqueador estuda acordos com bancos para financiar seus futuros parceiros. A expansão deverá se concentrar em cidades com mais de 100 mil habitantes. Estima-se o retorno do investimento inicial em três ou quatro anos.
A Siciliano pretende abrir seis franquias até o final de 2003 e, em 2004, dobrar esse número. A taxa de royalties foi fixada em 4%, e o fundo de propaganda, em 1%. Ambos incidem sobre faturamento bruto.
Já a Pilkington Brasil buscará aliados para tornar seus preços e serviços mais competitivos. A produção hoje é concentrada em São Paulo e em Caçapava (SP). “O deslocamento do produto para outros Estados e para o interior de São Paulo encarece e dificulta a nossa concorrência com fabricantes locais”, resume Maurício Margaritelli, 31, gerente comercial.
O plano de franquia consiste em converter indústrias de médio porte de vidro temperado que já estejam em operação e que possuam fatias de mercado consolidadas. Elas abrirão mão de suas marcas próprias e passarão a atuar com a bandeira da Blindex, depois de incorporarem padrões, equipamentos, insumos e processos definidos.
“Concorrentes se transformarão em parceiros”, define Margaritelli. Já há duas franqueadas em operação. Mais 13 devem surgir até o final do ano.