Por Que dia 8 de Março é o dia Internacional das Mulheres?
8 de março de 2018
Contagem Regressiva para a Campinas Decor 2018
20 de março de 2018

História e Curiosidades sobre Vidros

O vidro está presente em praticamente tudo ao nosso redor, seja em casas, esquadrias, embalagens e inclusive nas artes.

Más nem todos conhecem a história do vidro, então vamos contar de uma forma mais resumida como surgiu o vidro, em que local, e curiosidades em relação a ele para você que pretende se informar e aprofundar seus conhecimentos no assunto.

A história do vidro teve início a cerca de 4.000 anos no antigo Egito com um grupo de navegadores. Quando eles desembarcaram em uma praia, resolveram fazer uma fogueira para fazer a comida e utilizaram algumas pedras (hoje chamadas de trona) para apoiar os potes de comida.

O que eles não sabiam, é que o aquecimento da trona em contato com a areia, fizesse escorrer um liquido estranho. E foi assim que um historiador descreveu a história do vidro.

 

 

 

 

Já no Brasil, a primeira oficina de vidro foi criada entre 1924 e 1935 por quatro irmãos artesão em Olinda no Recife.

Porém a oficina que de início fabricava copos, jarras, frascos de vidro para janela não teve uma vida longa pois foi fechada com a saída dos Holandeses das terras Brasileiras.

Só no ano de 1810 que o vidro voltou a fazer parte das economias Brasileiras, foi com o Português Francisco Inácio de Siqueira Nobre, que recebeu do Regente D. João a autorização para instalar em Salvador uma fabrica que produzia vidros lisos, frascos, garrafões e garrafas. A fabrica encerrou as atividades em 1825, atingida pelos conflitos e combates da Independência que eram bem acesos na Bahia.

 

 

 

 

 

 

Anos após ter fechado a fabrica na Bahia, um Italiano chamado Folco, fundou no Rio de Janeiro, a Fábrica Nacional de Vidros São Roque, onde trabalhavam cerca de 40 operários Brasileiros e Italianos operando fornos, além dos processos manuais.

Em 1861, o governo imperial do Rio de Janeiro, vendo o aumento e a necessidade de divulgar os produtos, criou a 1° Exposição Nacional de Produtos Naturais e Industriais, para mostrar aos estrangeiros a variedades dos produtos fabricados pela industria Brasileira.

Em 1882 com o crescimento do vidro no Brasil, foi no Rio de Janeiro que Francisco Antonio Esberald fundou a Fabrica Vidros e Cristais do Brasil, que utilizavam 5 fornos entre grandes e pequenos, maquinário a vapor e elétrica para fabricação de vidros de embalagens e vidros planos.

A Fabrica Vidros e Cristais do Brasil, também no Rio de Janeiro, foi fundada em 1882 por Francisco Antonio Esberard, e utilizava cinco fornos entre grandes e pequenos, maquina a vapor e elétrica, para fabricar vidros de embalagem e vidros planos.

 Curiosidades sobre o Vidro:

Poucos conhecem a história dos vidros Laminados, más ele surgiu com um químico francês chamado Edouard Benedictus no ano de 1903. O engraçado é como foi descoberto, o químico deixou cair no chão um frasco de vidro com nitrato de celulose, quando o vidro caiu, ele não se despedaçou fazendo com que o químico a partir desse momento começasse a desenvolver o vidro.

 

 

 

 

 

 

A composição do vidro é algo muito interessante também, como ilustra a foto a seguir.

 

 

 

 

 

 

 

 

A reciclagem do vidro é mais complicada do que parece, os vidros precisam ser separados por cores e tipos, e após a separação, eles podem ser triturados e usados novamente como matéria prima nas industrias.

O tempo de decomposição mínimo do material de vidro é de 4 mil anos, fazendo com que esse reaproveitamento seja muito importante.

 

 

 

 

 

 

 

Espero que estas informações tenham sido úteis para aprimorar e conhecer mais sobre a área de vidros e suas ramificações.


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/storage/1/16/ca/mnova/public_html/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 281
tg_admin